quarta-feira, 21 de julho de 2021

VEJA COMO E QUAIS SÃO OS TOKUSATSUS EXIBIDOS ATUALMENTE NA TV JAPONESA

Os tokusatsus, séries japonesas de super-heróis cheia de efeitos especiais, estrearam aqui no Brasil na década de 60 com o pioneiro “National Kid”, na extinta Tv Rio e a família Ultra chegando na mesma década, mas um pouco mais tarde, pela Bandeirantes. A popularização do formato ocorreu mesmo só no final da década de 80 com as estreias de “Jaspion” e “Changeman” pela extinta Tv Manchete. O sucesso foi tanto que as outras emissoras, como a Rede Globo, Bandeirantes, a Gazeta, também passaram a investir no formato. A partir da metade de década de 90 começou a ocorrer um desgaste dos tokusatsus por conta da grande exposição que vinha tento nas emissoras abertas. Os títulos exibidos foram diminuindo a as últimas série exibidas foram “Ultramen Tiga” pela Record em 2000 e Ryukendo pela Rede Tv! em 2009. Desde então não temos mais produtos inéditos exibido em nossa tv aberta, com exceção dos Power Ranges, versão estadudinense dos super sentais, que já foram exibidas pela Globo, Band e atualmente pela Loading.

A pesar de estarem sumidas por aqui, as séries tukusatsus continuam sendo produzidas e exibidas no Japão, pelas emissoras Asahi e Tokyo, que travam uma ferrenha disputa pela audiência dos fãs. A Tv Asahi possui um horário dedicado ao formato nos domingos pela manhã na faixa das 09h. Atualmente estão sendo exibidos nesta faixa “Kamen Rider Saber” que é a trigéssima primeira temporada da franquia Kamen Rider e às 09h30 vai ao ar “Kikai Sentai Zenkaiger”, a quadragésima quinta temporada da franquia Super Sentai. Além da exibição destas duas, a Tv Asahi estreia agora no final do mês “The High School Heroes” com exibição aos sábados às 23h. Sua concorrente, a Tv Tokyo exibe aos sábados às 09h “Ultraman Trigger: New Generation Tiga”, a trigésima primeira produção da franquia Ultra, e no domingos às 09h é exibida, a pouco conhecida por aqui no Brasil, “Bittomo x Heroine Kirameki Powers”. Vamos ver agora um pouco de cada uma:

Kamen Rider Saber esteou em setembro do ano passado substituindo “Kamen Rider Zero-One”, a série já está em seus momentos finais e dará lugar a “Kamen Rider Revice” ainda neste ano. A história da série gira em torno da organização Sword of Logos, que tempos atrás defendia o Livro Ancestral, um item que contém a história de todo conhecimento já adquirido pelo homem; mitos, criaturas, contos, ciência, tecnologia e até a evolução humana. Porém um traidor trabalhando para a Megiddo quis roubar todo esse conhecimento para si. Na tentativa de impedi-lo, o Livro desapareceu e suas páginas foram espalhadas ao redor do mundo em forma de histórias.

 Kikai Sentai Zenkaiger esteou em março deste ano substituindo “Kiramager”. Na série, um estranho fenômeno fundiu o mundo humano com o mundo paralelo de Kikaitopia. Apesar disso, os habitantes de ambos os mundos, humanos e Kikainoids, rapidamente se deram bem e viveram pacificamente juntos. No presente, entretanto, suas vidas estão ameaçadas pelos governantes malignos de Kikaitopia, a Dinastia Tozitend, que buscam conquistar todos os mundos paralelos. Para enfrentar esta nova ameaça, um jovem chamado Kaito Goshikida herda os poderes de todos os Super Sentai anteriores. Transformando-se em Zenkaizer, ele une forças com os Kikainoids Juran, Gaon, Magine e Vroon para salvar o multiverso de Tozitend.

 The High School Heroes é na verdade um dorama baseado nas séries super sentais, o enredo gira em torno do centésimo aniversário da Academia Itsuboshi, onde o diretor se alia a um demônio para realizar uma ambição de 10 anos. Para deter as forças do mal, surge um time de super-heróis.

 Ultraman Trigger: New Generation Tiga estreou neste mês substituindo “Ultraman Z”. Esta série celebrou o vigésimo quinto aniversário de Ultraman Tiga, possuindo, assim, as muitas semelhanças do herói titular com o Tiga original como uma versão alternativa da série anterior destinada à atual geração de público.

 Bittomo x Heroine Kirameki Powers estreou neste mês substituindo “Police x Heroine Lovepatrina” e é a quinta série da franquia Girls x Heroine.  A série retrata um grupo de jovens heroínas que devem impedir o Império Makkura de transformar pessoas em criaturas.

Quem está acostumado com as séries tokusatsus mais antigas, irá estranhar um pouco estas mais atuais. Elas são mais infantilizadas e com o objetivo de vender bonecos e brinquedos. Mas vele a pena conferir, livre de preconceitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine.